No momento em que o
jornalismo na web enfrenta o desafio de lidar com o fenômeno da desterritorialização
da audiência, e ao mesmo tempo com a manutenção de sua marca identitária
territorial, a tese “O
webjornalismo mediado pela cultura social local. Estudo comparativo: Brasil e
Portugal” explora a relação da cultura
social local com o habitus profissional considerando que o jornalismo é uma
atividade social de produção simbólica. No interior dessa temática procura
responder se existe diferença significativa do webjornalismo praticado em
cidades de culturas sociais distintas, ou se o habitus profissional sobrepujaria essa diferença. Para esse intento
foi realizado um estudo comparativo multicasos com jornalistas brasileiros e
portugueses de quatro webjornais - Folha
Online (São Paulo-SP), Tribuna
do Norte (Natal-RN), Jornal
de Notícias (Cidade do Porto) eCorreio
do Minho (Braga). O instrumental
metodológico contou com: entrevistas, questionário, mapeamento das
características e levantamento de manchetes das home
pages. A tese se concentra em
compreender o cenário e as inter-relações dos fatores envolvidos no fenômeno da
imbricação: prática do webjornalismo e cultura da sociedade. Resultados da
pesquisa revelaram, entre outros pontos, que a maioria dos profissionais
concorda que a prática do jornalismo na web é muito afeita ao journaliste
assis – que não vai a campo,
permanecendo na redação para tratar apenas o material recebido. Apontou ainda
que e as matérias alinhadas ao valor notícia proximidade são pouco presentes
nos webjornais considerados de perfil nacional. A principal conclusão é que, embora
o webjornalismo siga em alguns pontos os padrões técnicos da cibercomunicação,
sua prática diferencia-se ao absorver as características próprias da cultura
social da cidade/região onde está situada a sede da empresa jornalística
detentora do produto.
Fonte: Livros LabCom
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